Arrecadaram 1 bilhão pra Notre Dame e eu estou revoltada

Esses dias eu estava pensando sobre prioridades. Como as nossas mudam com o tempo, né? Quando eu estava no colegial/ início da faculdade, a minha preocupação era qual festa eu iria no final de semana, que sapato e look usaria e quem estaria lá. Calma, eu não era tão fútil assim, mas eu era uma adolescente sem preocupações e eu só queria me divertir.

Hoje, já acordo pensando nas roupas que tenho pra lavar e no chão que preciso aspirar. No final do mês, quanto dinheiro deu pra guardar? Eu saio em dia de semana e penso: “será que vou ter tempo de dormir?” Vejo o Marcelo lavando a louça com a torneira ligada e já fico louca: “Pra que gastar tanta água? Desliga isso aí!” Me sinto mal por não estar reciclando como deveria, desligo as coisas da tomada pra não consumir energia à toa… E olha que eu nem preciso me preocupar com a variação nos valores das contas de casa porque eu pago um valor fechado todo mês. Mas eu me preocupo. Porque se todos se preocupassem, o mundo seria um lugar melhor.

Hoje me deparei com uma notícia que me deixou revoltada. Depois de apenas dois dias do incêndio em Notre Dame, os ricões conseguiram arrecadar mais de um bilhão de dólares em doações para reconstruir o local. Sim, UM F*CKING BILHÃO!!! Desculpa estar problematizando, mas eu não consigo bater palma pra isso. Têm milhões de pessoas e crianças literalmente morrendo de fome pelo mundo, as calotas polares estão derretendo, a água está acabando, as florestas estão sendo destruídas, os animais morrendo com excesso de lixo no oceano, falta estrutura, educação para todos… Quantas pessoas não precisam de escolas? Hospitais? Só esse ano aconteceram diversas tragédias pelo mundo… Foi em Brumadinho, Moçambique e muitos outros lugares que sofrem diariamente… É sério que isso não comove essas pessoas, mas a destruição da porcaria de uma igreja que o próprio homem contruiu, sim?

É por isso que o mundo está como está. Onde você anda gastando a sua energia? Quais são suas prioridades no momento? Eu não acho que não podemos sermos egoístas de vez em quando, fazer e comprar coisas por nós mesmos… Mas é sério que é mais fácil doar milhões para reconstruir um lugar que não vai ajudar na vida de ninguém do que pra pessoas que estão morrendo? Não me desce na garganta.

Nem sei porque fiquei tão incomodada com isso… Talvez por estar acompanhando as notícias dos últimos tempos e estar vendo tanta desgraça. O meu país está cada vez pior… O mundo está cada vez pior… E as pessoas que têm poder aquisitivo pra ajudar, estão fazendo o que? Construindo uma igreja. Sei lá, posso estar sendo chata. Mas estou? Acho que não.

Um bilhão é um milhão de milhões. Você tem noção de quanto dinheiro é isso? Porque eu não. Se pegasse metade disso pra fazer algo realmente significativo pro planeta e para as pessoas, tenho certeza que muitas vidas mudariam.

Quando pegamos 10 reais pra comprar um prato de comida pra alguém na rua, já muda alguma coisa. Quando pegamos um lixo do chão, já fazemos uma pequena diferença. Se você parou de usar sacolas plásticas no mercado, já fez diferença. Tudo positivo que fazemos, ajuda o planeta. Mas doar 1 bilhão pra reconstruir uma igreja, não…

No máximo, vai inflar o ego de quem doou. Afinal, it’s all about the ego, right?

Acho que ver essa notícia foi bom pra mim, no final das contas. Eu estou tão revoltada com as prioridades que essas pessoas têm, que vou mudar as minhas. Afinal, de que adianta eu estar aqui reclamando, se não estou fazendo a minha parte?

O mundo precisa de mais pessoas preocupadas com o mundo. O mundo precisa de pessoas que amam pessoas e não eles mesmos.

O mundo precisa de mais pessoas pensando: “E se fosse comigo?”

 

 


2 comentários sobre “Arrecadaram 1 bilhão pra Notre Dame e eu estou revoltada

  1. Essas doações de grandes empresas tem vários motivos: aparecer/auto-promoção, interesse financeiro (Notre Dame atrai turistas = vendas = lucros), interesse financeiro (doação = abatimento de imposto de renda = mais lucros). Será que tem bom coração nisso???

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s