Não tenha medo de admitir que errou

Um dos piores erros do ser humano é achar que está sempre certo e não se abrir para mudanças e melhorias. Falta humildade em muitos de nós. Não me tiro do “nós” porque sei que sou bem cabeça dura de vez em quando e quando novinha, era pior ainda. E tenho quase certeza que você também já deve ter sido em algum momento da sua vida.

Admitir o próprio erro não é a coisa mais gostosa do mundo, ninguém gosta de errar, quanto mais ter a consciência que errou e ter que abaixar a cabeça. Mas a partir do momento que admitimos o erro e seguimos em frente, parece que tiramos um peso de nosso ombros.

É tão comum conhecermos pessoas que estão sempre certas, né? Que insistem na própria opinião ou erro até o fim, só por não gostar de admitir os próprios tropeços. E cara, isso é tão desgastante. Não tem coisa pior do que conversar com pessoas assim, que não estão abertas a ouvir, a enxergar um determinado cenário com outros olhos, a aprender e evoluir as próprias crenças.

Todos nós já passamos por isso…

Eu nunca fui a pessoa mais dócil do mundo na minha maneira de falar… E quando era mais nova e um namorado antigo reclamava do meu jeito mais grosseiro de vez em quando, eu dizia “é o meu jeito”. Hoje eu vejo o quão errada eu estava. Sim, é o meu jeito, pode não ser tão fácil de mudar isso, mas eu posso mudar. Evolução é sempre possível! E hoje eu vejo como admitir isso e procurar melhorar foi bom pra mim e pra todos ao meu redor.

E a lógica é a mesma pra tudo. Não tem problema enxergarmos que estamos errados e voltarmos atrás. Pelo contrário, isso é humildade, autoconhecimento, confiança. É saber que um erro não define quem é você, mas que insistir no erro, pode definir.

Tem casos que chegam a loucura. É tão comum vermos pessoas basicamente insistindo que 1+1 é 3, só pela “satisfação” de não desistir do que disse anteriormente. Só pra não abaixar a cabeça e ficar vulnerável por ter errado.

E pior do que isso? Quando insistimos tanto no mesmo erro, que acabamos nos convencendo que isso é uma verdade absoluta. Mentir pros outros é ruim, mas pra você mesmo, é o fim.

Você não ficará vulnerável, nem será pior do que o outro se admitir um erro, mas será um igual, pois todos nós erramos. Se você acha que insistir no erro vai impor respeito, você está muito enganado. Insistir no erro faz exatamente o contrário, com que as pessoas percam o respeito por você e pelos seus ideais.

Lembre-se que ninguém é perfeito e errar de vez em quando, é bom pra aprender algo novo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s