9 formas de melhorar o seu dia e conseguir o que quer

Eu sempre fui uma pessoa muito otimista. Acho que qualquer um que me conhece e que já tenha lido algum post meu por aqui consegue perceber isso. Mas todos nós temos aqueles dias que não nos sentimos muito bem, que tudo dá errado, que bate uma angústia e você deixa de acreditar que tudo vai dar certo. E tá tudo bem.

Vou contar pra vocês coisas que eu sempre fiz e alguns hábitos que adquiri nos últimos tempos pra melhorar meus dias e conseguir aquilo que eu quero.

Pense positivo

É meio óbvio e clichê, mas pensar positivo pode te ajudar de tantas formas, que nem eu sei explicar. Bom, vamos lá… O que você está sentindo mexe com a química do seu corpo. Se você está triste, decepcionado, angustiado, você vai se sentir mais cansado, sem vontade de fazer nada, sua cabeça não vai funcionar. Mas a sua cabeça tem o poder de mudar a sua disposição, sério.
Vou usar um exemplo pessoal. Eu sou aquela pessoa que precisa dormir umas 8 horas pra ficar descansada no dia seguinte e se eu não durmo direito por mais de um dia, fico real acabada.
Será?
Eu estava trabalhando de garçonete em um restaurante e consegui emprego em outro melhor, mas pra fazer essa transição e não deixar nenhum dos dois na mão eu precisaria trabalhar nos dois por três dias seguidos. Ou seja, trabalhar das 9 da manhã até meia noite, uma da manhã… Andando de um lado pro outro, subindo escada, levantando prato, bandeja… Andar meia hora pra ir pra um, meia hora pra ir pro outro e mais meia hora pra voltar pra casa. Foda. Só de pensar nisso, dá vontade de desistir, né? Zero ânimo, vontade de se arrastar. NÃO! Eu coloquei na minha cabeça que ia ser tranquilo, que eu não ficaria cansada, que iam ser dias ótimos, que eu ia ter disposição de sobra e ia valer a pena. Se eu tivesse pensado “nossa, que merda, tenho que trabalhar mais, queria estar em casa, queria ir embora, não quero me mexer…” eu tenho toda a certeza do mundo que tudo ia dar errado, porque a gente atrai o que emana.
Eu sabia que estava cansada, mas eu fiquei dizendo ao meu corpo que eu não estava. E eu não fiquei. Foi ótimo, tranquilo e nem pareceu que eu trabalhei tanto.

Só meus pés pulsando no final do dia, mas isso passa. Eu senti orgulho de mim.

E outra, se você não pensar positivo, não acreditar que algo vai dar certo, quem vai fazer isso por você? Tem que acreditar mesmo! E acreditar e pensar positivo é diferente de criar expectativas. Você pode acreditar que algo vai dar certo, mas saber que se não der, é porque não era pra ser e pensar positivo novamente pra que uma nova oportunidade melhor surja. OH YEAH LET’S GO!

Tente ver tudo pelo lado positivo

Mais um clichê. Mas e daí?

Vou usar um exemplo recente, bem besta e banal, mas enfim. Era noite de ano novo, eu e Marcelo queríamos muito ir pra uma festa, a gente mal faz rolês assim em Lisboa e era ano novo, né gente. Estávamos na casa de uma amiga jantando e íamos de lá. Quando deu a hora de ir, fomos chamar o táxi e estava o dobro do preço normal, além de não ter nenhum carro disponível. Esperamos, e nada. Aí vimos que íamos ter que desistir, triste porque realmente queríamos ir. Mas vamos pensar pelo lado positivo: não vamos gastar com táxi, nem com bebida, nem os 20 euros da entrada, nem vamos ficar muito cansados porque vamos dormir mais cedo e continuamos aqui a socializar com os migos. Um bom negócio no fim das contas, né?

Lembre do que está bom na sua vida

Isso é um exercício que eu tenho feito bastante. Sabe aqueles dias que literalmente tudo dá errado, que vem aquela vontade de chorar e gritar pros quatro cantos do mundo ouvir? Pois é, pode chorar, que faz bem. Mas depois, agradeça. Lembre de tudo aquilo que está bom em sua vida e agradeça. Você odeia o seu emprego, não aguenta mais ir trabalhar. Mas você tem um emprego. Você tem uma casa. Você tem saúde, tem família, amigos… Quando a gente para pra pensar em tudo que podemos agradecer a lista só aumenta. Sério. Tente fazer isso em um momento de merda, tenho certeza que ele vai ficar melhor.
Vou usar outro exemplo. Como já disse nesse post, aqui em Portugal os serviços burocráticos são foda. Precisava tirar um documento, acordei cedo (adeus sono), peguei um táxi (adeus money) e cheguei 1,5 hr antes do lugar abrir. Peguei a senha 32, fiquei 2, horas esperando após a abertura e não estava nem perto de chegar a minha vez. Ok, já estava lá há 4 horas. E ia trabalhar em 1,5 hr, ainda tinha que ir pra casa e me trocar. Não ia dar tempo, tive que ir embora e joguei todo meu tempo e esforço fora. Podia ter ficado putassa, chutado tudo, mas eu pensei: ok, já aconteceu, agora eu sei como aqui funciona, na próxima vez sei que tenho que chegar mais cedo pra ser a primeira a ser atendida e é isso.

Outro ótimo exemplo é do Marcelo, ele estava muito preocupado antes de vir pra Portugal, não sabia se iam deixar ele entrar no país, se ia ter dinheiro, se ia arrumar um emprego, ele estava ficando louco e angustiado só de pensar nisso tudo. Sendo que ele tinha todos os documentos necessários e toda a capacidade do mundo de fazer tudo dar certo. Sei que às vezes a cabeça prega peças com a gente e é difícil não se preocupar e acreditar, mas aí temos que pensar: “Ok, o que adianta eu me preocupar tanto antes de algo de fato dar errado? Vai ajudar em alguma coisa?” E a resposta é não. Foca em pensar positivo e em opções caso algo dê errado e não ficar enlouquecendo sozinho. Dê o seu melhor, se não der certo, é porque não era pra ser e bola pra frente.
Sei que é difícil aplicar isso em certos momentos, mas faz um esforço, eu tenho certeza que vai valer a pena.

Foque nos seus objetivos

Uma coisa que a dona Amanda, querida que eu conheci aqui em Lisboa me ensinou é ter um caderno que você coloca os seus objetivos e desejos, como se fosse uma carta pra uma força maior, que vai realizar os seus desejos. Quer um emprego novo? Escreve lá! Quer ganhar um aumento no atual? Escreve. Quer começar aquele seu projeto que tá na gaveta há meses? Escreve.

Mas calma, não adianta só escrever e esperar que caia do céu. Escrever o que você quer é uma forma de mentalizar aquilo tudo, uma forma de você mesmo se lembrar dos seus objetivos para, assim, colocá-los em ação.

Eu juro que funciona! Tudo, simplesmente tudo que eu escrevi no meu caderninho aconteceu. E eu comecei a escrever coisas idiotas também. Por exemplo: teve um dia que eu estava na fila esperando mais uma burocracia aqui em Portugal e tudo indicava que eu não ia ser atendida até a hora de precisar ir pro trabalho. Eu já estava estressada e indignada com a lerdeza do serviço, tinha tudo pra perder a cabeça, mas estava com o caderninho e resolvi acreditar, escrevi: “espero que dê tempo de eu ser atendida aqui e bláblá”. Como eu criei um certo afeto por ele e acredito no seu poder, comecei a pensar mais positivo e tentei relaxar, nenhum stress ia ajudar. No último minuto eu fui atendida. Sei que parece algo idiota, mas se a gente manda boas energias pro universo, ele retribui.

Não conte pra ninguém até conseguir

Hora da história adolescente. Quando eu estava no primeiro colegial, eu e minha amiga queríamos ir pra Campos no feriado de Corpus Christi, a gente contou pra todo mundo que queria ir, arrumou uma casa e estava tudo certo pra viagem. Algumas das meninas que a gente contou eram otárias e não queriam que a gente fosse, o esquema deu errado. Conseguimos outro, deu errado. Outro, deu errado. Foram quatro decepções em poucos dias. Não fomos. A gente sabia que tudo tinha dado errado por inveja e energia negativa das outras pessoas. No próximo ano não contamos pra ninguém. O esquema mais improvável do mundo deu certo e fomos, foi incrível.

É triste dizer isso, mas existe muita inveja e maldade no mundo. Infelizmente tem gente que se incomoda com a felicidade alheia. Sabe aquelas pessoas que só entram nas redes sociais pra espalhar ódio? Eu acho absurdo, como alguém consegue ser assim? Mas é muito, mas muito comum. E quanto mais a gente compartilha a nossa felicidade e conquistas na internet, mais chance de ser atingida por energias ruins dessas pessoas. Faz o teste.

Está procurando um emprego novo e fez entrevistas promissoras? Não conte a ninguém até conseguir.
Achou o apartamento dos sonhos e está esperando uma resposta da sua proposta? Não conte a ninguém até conseguir.
Simples assim.

Não compare a sua vida com a dos outros

A vida nas redes sociais é muito superficial. São raras as pessoas que postam sobre a perca do emprego, a briga com o namorado, o divórcio dos pais, a dor de barriga, a falta de dinheiro, o cansaço… Todo mundo gosta de mostrar o que tem, onde está e com quem está. Se forem coisas boas, é claro. Gritar pro mundo o que temos de melhor é fácil, difícil é ser sincero o tempo todo no mundo virtual. Então não fique olhando pra vida dos outros e achando que são melhores do que a sua. Todo mundo tem problema, todo mundo tem dias ruins, ninguém, nem nenhuma vida é perfeita. Lembre disso.

Faça mais do que te faz feliz

Ás vezes demora pra gente encontrar um emprego novo, pra se mudar, pra ter mais tempo livre, pra ter dinheiro pra viajar… Mas nem por isso, precisamos ficar presos à rotina, sem ânimos pra viver e descobrir coisas novas.
Lembre-se das pequenas coisas que te fazem feliz. É desenhar? Escrever? Ler um livro? Conversar com aquele amigo? Dançar? Jogar video-game? Ver um filme com o mozão? Futebol? Seja lá o que, mas que seja. Que faça.

Você pode não acreditar, mas aquela meia hora no seu dia que você tirou pra fazer algo que realmente gosta, pode fazer uma baita diferença aí dentro.
Afinal, nada melhor do que fazer o que ama!

Faça o bem

O mais óbvio de todos. Faça o bem, pra você, pro próximo, pro seu amigo, pra sua família… Pra todo mundo! Fazer o bem, faz bem. É tão bom quando a gente sente que ajudou alguém, né? Quando você ouviu alguém que está passando por problemas, deu um conselho, um abraço, uma dica, um simples ombro amigo… São essas pequenas coisas que fazem a diferença no final do dia.

E se você espalhar coisas boas por aí, pode ter certeza que vai receber o mesmo. De todos os lados.

Acredite em você mesmo e não desista de ser feliz

Se você não acreditar em si mesmo, quem irá? Acredite que você é capaz, vá atrás do que quer e não desista se da primeira vez não der certo, persista.

Se uma coisa deu errado hoje, outra pode dar certo amanhã. Ou hoje a noite. A vida pode ser maravilhosa até quando tem tudo pra não ser. Basta você acreditar, ir atrás e agradecer.

Agradeça.

Todo dia.

Você vai sentir a diferença quando começar a focar nas coisas boas. E agradecer por elas.

ff87f73cb0480dccc9e8f60af3821ea972c85fa425b5c4c3bb2db64f8fb53d6b

melhorar-seu-dia-conseguir-o-que-quer


4 comentários sobre “9 formas de melhorar o seu dia e conseguir o que quer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s