Como fazer um mapa dos sonhos

Mas o que é o mapa dos sonhos?

O mapa dos sonhos é uma ferramenta de visualização e energização dos seus sonhos, desejos e objetivos criada em 2015 pela Coach Marcinha Bello. É basicamente colocar no papel tudo o que você deseja alcançar no próximo ano ou ciclo, para você visualizar tudo de uma forma mais simples e clara. Além de ter tudo documentado, sempre te lembrando dos passos que você deve dar para alcançar seus objetivos.

Eu estava fazendo uma coisa parecida em um caderno, dica da minha amiga Amandinha. Ela disse que em toda lua nova, faz um pequeno ritual e escreve seus desejos em um caderno, o que ajuda a mentalizar positivamente tudo o que queremos e acreditar que vai acontecer, facilitando as suas atitudes diárias a caminho dos seus sonhos.
Vou te contar que o caderninho funcionou. Eu não estava escrevendo apenas na lua nova, nem apenas desejos, mas sim mensagens positivas e otimistas. Agradecimentos, tantos aos momentos e dias bons, quanto ruins. Desejos, metas e literalmente tudo que eu pensava de mais positivo pra minha vida. Tudo que eu escrevi e mentalizei, aconteceu.

Montando o mapa

Vou dar uma dica pessoal, que pode ser a mesma de muitas pessoas. Antes de começar a fazer o mapa, agradeça. Agradeça por tudo de bom que você tem em sua vida. Agradeça pela sua casa, seus estudos, sua saúde, sua família, seus amigos, suas oportunidades, pelo dia de sol, pelo final de semana na praia, pelas roupas no guarda roupa, por tudo mesmo. Quanto mais a gente agradece, menos tempo temos pra pensar nos aspectos ruins da nossa vida. Quanto mais lembramos do que temos de bom, mais enxergamos que é isso que vale a pena.
Quanto mais agradecemos, mais o universo retribui. Ok, vamos lá. Energia renovada, positividade na mente.

  • Pegue uma folha, eu diria que uma A3 seria o melhor, por caber mais coisa e você se sentir mais livre pra escrever mais e criar.
  • Escreva o seu nome completo no meio dela e a sua data de nascimento logo abaixo. Desenhe um círculo ao redor.
  • Vai puxando linhas partindo do seu nome e ligando aos principais aspectos da sua vida. Escolha os que mais fazem sentido pra você, por exemplo: relacionamento, família, viagem, profissional, saúde, corpo, lifestyle, hábitos… O céu é o limite.
  • Reflita um pouco. Entenda o que você quer pro próximo ciclo, mentalize os seus objetivos, suas ações para alcançá-los e vamos começar.

Fazendo o mapa

Antes de tudo, lembre que você precisa acreditar que tudo o que você está escrevendo e propondo, vai acontecer.

  • Não use expressões do tipo “eu quero conseguir um emprego que pague mais”, escreva “eu vou conseguir um emprego que pague mais”. Não use expressões negativas, como “não quero ser preguiçosa”, escreva “eu vou praticar mais esportes”. As energias do negativo podem acabar sendo confundidas com o que você quer que aconteça de verdade.
  • Vai colocando o que você quer que aconteça em cada aspecto de sua vida, um a um, com calma, pés no chão e mente no céu. Não tenha medo de querer algo, de ir atrás. Você conseguirá aquilo que quiser.

Seu mapa dos sonhos está pronto. Mas e agora? Só esperar?

Não. Agora é hora de transformar isso tudo em objetivos reais, em desenhar caminhos pra fazer com que tudo isso aconteça de verdade.

ps: outra dica que pode parecer meio negativa, mas é a realidade. Não deixe ninguém ver o seu mapa, infelizmente as pessoas são invejosas, a energia do próximo pode não contribuir com a energia que você colocou no seu mapa e isso pode acabar atrapalhando tudo. Quanto menos pessoas souberem o que você quer antes de chegar lá, melhor.

Você escreveu que vai conseguir um emprego novo, vai esperar que caia do céu? Não, né. O que você vai fazer pra tornar isso uma realidade? Procurar empregos, enviar currículos…
Você está se sentindo sedentária, se alimentando mal e quer uma rotina mais saudável. Escreveu que vai ser saudável. Mantendo os mesmos hábitos? Não. Escreva quais serão seus novos hábitos pra alcançar isso. Comer salada antes das refeições, fazer exercício 3x por semana, comer menos doce… Mentalize quais serão as suas atitudes. Coloque em prática.

Agora você já sabe o que quer e como alcançar isso. Nada pode te parar. Só você mesma.

Mantenha o seu mapa dos sonhos sempre por perto, pendure na sua parede, deixe na sua agenda, guarde na primeira gaveta. Crie o hábito de olhar pra ele, de lembrar do que você quer, para não deixar de fazer o que você se propôs a fazer.

Quem alcança os seus sonhos, é você mesmo.

E nunca se esqueça de agradecer toda vez que alcançar um objetivo, toda vez que fizer uma mudança positiva em sua vida.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s