Não é novidade que a pior coisa que podemos fazer é mentir para nós mesmos. E muitas vezes, contamos tantas vezes a mesma mentira, que acaba virando verdade.
Estava conversando com uma amiga sobre relacionamentos e ela comentou que sempre soube o que deveria fazer, mas continuava contando mentiras para ela mesma para se sentir melhor e empurrando tudo com a barriga. “Ele vai mudar… As coisas vão melhorar… Dessa vez vai…” E isso muitas vezes é a realidade em diversos aspectos das nossas vidas. Nós sempre sabemos o que devemos fazer, mas mentimos para nós mesmos até a última gota d’água, chegando ao ponto de deixar o copo transbordar. Simplesmente porque mentir é mais fácil do que encarar a verdade.
Estudos indicam que em média, 60% das pessoas que conhecemos mentem de 2 a 3 vezes em 10 minutos de conversa. E o motivo varia, seja para impressionar o outro, para se autopromover, para gerar uma conversa… Muitas vezes fazemos isso e nem percebemos.
Depois de pensar muito e pesquisar um pouco, fiquei pensando nas mentiras mais comuns que contamos para nós mesmos constantemente.
“Se eu tivesse mais tempo, eu faria isso”
Já cansamos de saber que quem quer mesmo, faz. Se você quer tanto fazer um novo esporte, assista menos televisão. Se quer tentar um novo curso, vá dormir mais tarde por alguns dias. Se quer tirar férias, tire! Sempre tem um jeito! Mas infelizmente, sempre existem desculpas. Você não precisa de mais tempo e sim de mais determinação e menos preguiça.
“Eu preciso de tal coisa para ser feliz”
Você não precisa de nada, nem de ninguém pra ser feliz. A única coisa que você realmente precisa é de saúde. De resto, se arranja, se vira! Um carro de luxo pode fazer seus olhos brilharem, mas não vai fazer você mais feliz. Uma namorada pode melhorar alguns momentos da sua vida, mas você vai sobreviver e encontrar a felicidade com ou sem alguém. Ter um milhão de reais na conta pode facilitar muitas coisas, mas não trará a felicidade plena. A verdade é que precisamos de nós mesmos e da vontade de viver e fazer acontecer para ser feliz. Mais nada. Precisamos agradecer mais pelo que temos agora e fazer o nosso melhor para mudar o que não nos agrada.
“Se eu disser ou fizer tal coisa, ele muda”
Novidade para todos: ninguém muda ninguém! Você pode ajudar alguém a enxergar um erro, a evoluir um pensamento… Mas não é você que fará com que alguém mude. Só nós mesmos podemos mudar algo, se realmente quisermos e acreditarmos naquilo. Não fique na esperança de uma mudança alheia se não depender de você mesmo. Seja a sua própria mudança!
“Eu até poderia fazer, mas tem isso que me impede”
Eu queria tanto emagrecer, mas tenho tendência a engordar. Queria tanto mudar de emprego, mas nessa época ninguém contrata. Queria voltar a estudar, mas não tenho tempo.
Tem algo mais fácil do que inventar desculpas? Acho que não. E é por isso que nós somos viciados nelas, esquecendo que nós podemos fazer tudo o que quisermos, basta querer, se planejar e fazer.
“Eu sei o que estou fazendo”
Ok, pode até ser que você já tenha feito a mesma tarefa 500 vezes e acredite que saiba como fazer, mas precisamos estar abertos para aprender. Ter dúvidas não é crime e descobrir novas formas de fazer a mesma coisa pode ser exatamente o que você precisa para facilitar o seu dia a dia e encontrar mais equilíbrio.
“Eu teria conseguido, se não fosse por ele”
É tão mais fácil colocar a culpa nos outros do que admitir nossos próprios erros, né? Tudo fica mais fácil, parece que as coisas se encaixam e podemos mandar a culpa pra longe. Pena que na vida real não é assim. Se ficarmos culpando terceiros por não conseguirmos alcançar o que queremos, nunca chegaremos a lugar nenhum. Por isso, pare de culpar o universo e comece a fazer a sua parte!
“A vida dela é muito melhor que a minha”
Com as redes sociais e a retratação de vidas perfeitas, fica fácil acreditar que a vida de qualquer um é melhor que a sua. Afinal, você só vê o que a pessoa posta, não vê se ela odeia o trabalho, se está brigando com a mãe, se terminou um namoro, se se sente sozinha, se está doente… Isso quase ninguém mostra! Assim como você não mostra. Portanto, não cometa o erro de comparar a sua vida com a de outra pessoa. Só a gente sabe o que acontece em nossas vidas e nada é perfeito.
“Eu nunca vou conseguir fazer isso”
Se você acredita nisso, é verdade. Mas se você começar a pensar que você consegue, você conseguirá! Quer conseguir um tanquinho? Tem que suar! Quer escalar uma montanha? Tem que treinar! Quer virar diretor? Tem que trabalhar! Você realmente nunca conseguirá nada se não for atrás e guiar as suas ações em direção a isso. Mas se você quiser, se esforçar e não desistir… Aí, meu amigo… Você conseguirá o que você quiser!
“Tem algo de errado comigo”
Se outra pessoa não gosta de algo em você e te criticou, ela é apenas uma em alguns bilhões. Se você não se encaixou em um emprego, ele é apenas um em outros bilhões. Se você continuar acreditando que tem algo de errado com você, pode ter certeza que é exatamente isso que tem de errado. Todos nós temos qualidades e defeitos, gostos e desgostos e sempre terá alguém para criticar ou olhar feio. Mas se tem uma pessoa que precisa acreditar em você todos os dias, é você mesmo. Se você não acredita, quem acreditará?
Portanto, conte verdades para você mesmo e acredite. Porque quando acreditamos e damos o nosso melhor, as coisas acontecem.
É mais fácil culpar os outros (ou a falta de sorte… ou o destino… ou “Deus não queria para mim”) do que assumir a responsabilidade pelo que deixa de acontecer na nossa vida.
Falamos muito em direitos… precisamos também falar em deveres.
Auto-responsabilidade é um fardo para muita gente.
Obrigado pela reflexão!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Exatamente isso! Precisamos pensar mais no que nós podemos fazer pra mudar a nossa realidade do que ficar pensando no que não fizemos.
Obrigada pelo comentário!!
CurtirCurtir