Como planejar uma grande mudança

Desde que eu vim morar em Portugal, diversos amigos, conhecidos e desconhecidos vieram falar comigo, pedir dicas, perguntar sobre a minha experiência.

E a dúvida/ medo que muitos deles compartilham é o mesmo que eu tinha há alguns anos. Como eu me planejei?

E sabe qual é a minha resposta? Eu não me planejei.

Quando a gente quer muito fazer uma grande mudança na nossa vida e temos algum medo, tentamos nos convencer de todas as formas que é melhor esperar, juntar mais dinheiro, pesquisar outros lugares, ter um emprego fixo… São milhares de justificativas que usamos para atrasar o nosso sonho.

E sabe pra onde essa postergação toda vai nos levar? Pra lugar nenhum.

Comigo foi igual. Desde que estava na faculdade, sonhava em morar fora, mas sempre havia uma desculpa. Eu namorava e ele não queria ir pra Europa, eu tinha que saber exatamente o que ia fazer e onde ia morar, tinha que procurar emprego, tinha que juntar mais dinheiro… Arrumar desculpa é mais fácil do que a gente imagina nessas horas.

E sabe como foi o meu planejamento quando eu realmente vim? Um dia que eu pensei comigo mesma: CHEGA! Ano que vem eu vou pra Portugal! Coloquei isso na cabeça e comprei a passagem. Não tinha mais o que eu fazer, eu ia e pronto.

Conheci meu namorado já decidida que no próximo ano eu iria morar fora. Ele abraçou a ideia. Começamos a nos planejar juntos. Viemos. Estamos aqui.

E pra ser bem sincera, só “nos planejamos” mesmo um mês antes de vir, apesar de já estar decidido há tanto tempo.

E sabe o que foi preciso pra “se planejar” um mês antes? Alugar um lugar pro primeiro mês. Porque depois de estar aqui, você se vira. As coisas fluem, você vive.

Então, do fundo do meu coração, pare de esperar pro melhor momento, pra ter mais dinheiro, pra ter mais experiência. Se você tem um sonho, corre atrás dele! A vida não fica esperando pra sempre.

Resultado de imagem para all you need is seconds of insane courage

mudar-de-pais


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s