A ansiedade pelo futuro

É estranho fazer planos de vez em quando. Estranho, não. Aflitivo, talvez. A partir do momento que eu planejo algo, é porque eu quero mudar algo que não está bom, provavelmente. Porque quero alcançar um novo objetivo na minha vida. Ou seja, é algo que eu olho e sinto uma vontade imensa de alcançar. Ou simplesmente é uma mudança que vou fazer pra melhor. E a vontade de que esse dia chegue logo, me consome.

Lembro quando eu decidi que viria morar em Portugal. Pouco mais de 1 ano antes de realmente vir. Já tinha o plano de morar na Europa há anos, mas quando decidi o dia e o lugar que eu iria, fiquei ansiosa. Vivi um dos melhores anos da minha vida, aproveitei ao máximo, sim. Mas no trabalho eu já não estava mais tão interessada ou motivada e a ansiedade de ter uma vida melhor e cheia de novidades, me consumia.

O mais engraçado é que a gente fica nessa espera, achando que tudo vai mudar, quando mudar de país, quando mudar de emprego… E realmente, muita coisa muda. Muitas coisas melhoram. Mas outras pioram. Você vai ter novidades, mas vai estar longe da família. Você vai ganhar mais, mas vai ter menos tempo. Vai estar na Europa, mas longe de tudo que ama. Tudo tem dois lados.

E a graça da vida não é esperar pelo objetivo, é aproveitar toda a jornada. Precisamos dar valor a tudo o que temos, porque é só quando não temos mais, que dói. E aí você pensa: “Será que dei valor, que aproveitei como deveria?” Dá saudades… Enfim. É claro que muitas vezes uma mudança é necessária e algum aspecto da vida, como está no momento, é quase insuportável. Mas aproveite as outras áreas da sua vida. Até porque, qual seria a graça se vivêssemos sempre esperando pelo mês que vem, pelo próximo ano?

Pare de esperar pelo final de semana e aproveite cada dia, cada pessoa, cada momento.

Toda essa reflexão veio porque me peguei fazendo planos esses dias, planejando mudanças pro próximo ano, viagens… E eu já estava completamente ansiosa, louca pra chegar o dia. Sendo que não há nada o que eu faça, que acelere o tempo. Basta esperar, viver, aproveitar… pra quando chegar lá, poder olhar pra trás e abrir um sorriso. Ao invés de bater um arrependimento.

Se algo não está como deveria e é por isso que você almeja tanto uma mudança, pense em como melhorar o que não está bom. Ou, pelo menos, balancear outros aspectos da sua vida, pra equilibrar o todo e deixá-la mais feliz. É muito importante lembrarmos que não podemos viver pensando no futuro, em um objetivo que só será alcançado em anos. E sim, aproveitar o momento, entender o que pode ser feito pra melhorar cada dia, a história toda. E não somente o final.

Yaaaaaas! Life is good!

VENCER-ASIEDADE-PELO-FUTURO

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s