Você se sente motivado?

Acho que quero falar sobre motivação. Você se sente motivado? Digo, diariamente. No trabalho.

Não sei você, mas eu fiz publicidade de faculdade, trabalho com a nossa famosa internê, escrevendo, criando, sendo criativa. Ás vezes me sinto fazendo nada pra ninguém… Por mais que eu adore escrever e até escreva coisas realmente úteis pra muitas pessoas de vez em quando, em blogs e até nas redes sociais, muitas vezes sinto esse vazio, essa falta de vontade, de motivação. Tenho certeza que isso é normal, já que muitas das pessoas que eu conheço e que trabalham mais ou menos com a mesma coisa também sentem isso.

Além de tudo, a gente ganha mal, bem mal. Porque sempre tem alguém que pode fazer o que fazemos, né? Ninguém pode operar alguém sem ser médico, nem processar ninguém, nem construir um prédio… Mas desenhar, criar, escrever, planejar… Isso qualquer um faz sem faculdade. Né não?

E a gente sempre espera pelo prometido aumento, por alguma mudança no que fazemos, por algo diferente que vai surgir e fará com que a gente tenha mais brilho no olho. Mas certas coisas não mudam… Afinal, a única pessoa que pode mudar tudo isso é você mesma. Tem dias que acordo inspirada, com vontade de fazer tudo com um toque especial, mas tem dia que dá vontade de fazer só por fazer. Ou nem fazer. É foda.

Acho que o que mais me incomoda é exatamente esse sentimento que mencionei ali em cima: de não estar fazendo nada pra ninguém. O que um post no facebook vai mudar na vida de alguém? Nada. Alguns até podem mudar, deixar alguém inspirado, tirar um sorriso, gerar um papo… Mas o que isso vai mudar? Nada. Se ele estiver lá ou não, não muda nada. Você vai passar reto ou bem rapidamente e em minutos você nem vai mais lembrar o que viu.

É, acho que isso tá mais pra um desabafo, até criei uma nova categoria no blog, porque isso já rolou várias vezes aqui, faz beinnnn.

Outra coisa que eu não entendo e que também já falei aqui é a cabeça das pessoas que adoram trabalhar e literalmente perdem os dias, a semana e, consequentemente, a vida fazendo isso. Cara, se você trabalha salvando vidas, ajudando pessoas etc, você até merece um crédito e olhe lá. Mas se você trabalha com clientes chatos que te enchem no domingo a noite e com coisas que não mudam nada na vida de ninguém, vai cuidar da sua vida. Digo, cuidar mesmo. Trabalhe somente pelo tempo que você é pago, volte pra casa, faça algo por você, saia com seus amigos, família, namorado(a), não viva de trabalho… É tão vazio, além de sugar a energia de qualquer um.
E acho que pior do que isso, sem dúvidas, são aqueles que vivem assim e que cobram ou esperam do outro a mesma coisa. Ou que acham incrível ver o outro se matando de tanto trabalhar. It’s just sad.

Cada vez mais países e empresas estão acordando pra vida e vendo que o modelinho antigo de trabalho é falho e nada eficiente, mas muitos ainda acham que trabalhar 10 horas seguidas é saudável e eficaz.

Quantas horas, das que você está sentado na cadeira do seu emprego, que você está realmente trabalhando? Garanto que não é o tempo todo, garanto que se você não tivesse a obrigação de ficar lá as 8 ou 9 horas diárias, você conseguiria terminar tudo em muito menos tempo e que o foco seria muito, mas muito maior. Imagina que maravilhoso, se você pudesse simplesmente fazer o que tem que fazer no dia e ir embora… Ah, seria lindo e as pessoas iriam mais felizes pro trabalho, seriam mais eficientes e procrastinariam muito menos.

É isso.

A gente vive assistindo aquele amiguinho que trabalha igual a um condenado sendo elogiado por “se esforçar” tanto, por dar tanto o sangue pelo trabalho que quando a gente vê que estamos simplesmente fazendo o que devemos fazer, começamos a achar que estamos fazendo algo errado, sendo que não, não, não.

É a famosa vida de estagiário, que é visto como preguiçoso se não passa do horário, se não trabalha até tarde, se não se mata na empresa que está. Piada, na moral.

É legal se esforçar, é legal se empenhar um pouco mais em alguma coisa aqui e ali, ganhar um dinheirinho extra, procurar aprender algo diferente com os outros e tal, mas viver e respirar um emprego todo santo dia 24/7 e ter alguém batendo palma pra você por isso é triste, de ambos lados.

Óbvio que: quem sou eu pra dizer o que é certo e errado? Quem sou eu pra julgar a escolha de alguém? Ainda mais se essa pessoa está feliz assim… Quem sou eu? Ninguém, mas que isso não é saudável, isso eu garanto.

A real é que eu sei que logo, logo a minha vida vai mudar bastante, que meus planos de tantos anos vão começar a ganhar vida, que eu já sei que provavelmente não é exatamente isso que estou fazendo que quero fazer pro resto da vida. Aliás, eu não acho, eu tenho certeza. E é por isso que ando tão desmotivada,  que vejo essas coisas com tanta frieza e até um certo bode. Mas é isso, né… precisava colocar tudo isso pra fora de alguma forma e escrever é meu jeitinho preferido.

Acabei de ler tudo isso e pensei comigo mesma: E aí Sara, o que você vai fazer pra mudar essa realidade? Olha, te garanto que já estou fazendo… Não é tão fácil assim jogar tudo pro alto e simplesmente ir atrás daquele sonho ou de uma vontade momentânea de um dia pro outro. Mas aos poucos é. E é isso que eu quero e vou fazer… Até porque nem eu sei o que é isso que vai me motivar tanto e me fazer tão feliz todos os dias, mas eu tenho algumas ideias a serem trabalhadas e não pretendo desistir até encontrar a minha motivação.

E outra, quem disse que amanhã ainda vou estar sentindo tudo isso? A vida é feita de altos e baixos, um dia estou sem vontade de fazer nada e no seguinte estou com a pilha toda. O que podemos fazer pra melhorar isso é tentar manter um equilíbrio e encontrar aquilo que nos motiva a ser melhor e a dar mais sorrisos todos os dias.

E agora eu volto a te perguntar, o que faz você se sentir motivado?


Um comentário sobre “Você se sente motivado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s