Expectativa e decepção

É difícil viver esperando algo das pessoas. A gente vive na expectativa.

Já tinha pensado sobre isso antes, mas preciso colocar mais em prática. Fazer as coisas mais por mim, prestar mais atenção no que eu faço por mim e pelos outros sem esperar nada em troca ou simplesmente sem esperar nada de ninguém.

Parece triste quando eu escrevo dessa forma, mas com certeza isso trará uma realidade mais feliz e satisfeita. Quando não esperamos nada de ninguém, qualquer coisa é um ponto positivo, uma surpresa, um sorriso novo num dia qualquer.

Mas se a gente espera um simples bom dia de alguém e recebe uma cara séria, a decepção já toma conta do nosso coração.

E isso acontece em qualquer situação: você mandou uma mensagem fofa pro seu namorado e ele não mandou nada. Decepção. Você foi atrás da sua amiga quando ela estava sofrendo e deu um ombro amigo mas quando você precisou, ela não foi. Decepção. Você ajudou seu irmão com uma tarefa, mas quando foi a sua vez ele nem ligou. Decepção. Você elogiou o trabalho do seu colega, mas quando você fez algo interessante, ele não falou nada. Decepção. É normal.

E muitas vezes são casos muito “maiores”, decepções muito mais tristes, que podem acabar com um dia, um final de semana, um mês ou até acabar com uma relação.

Em alguns casos, é claro que a expectativa é inevitável, você espera o melhor da pessoa que ama, da sua amiga, do seu pai, irmão… Mas a pessoa realmente erra, você também erra. Você já foi a decepção de alguém, com certeza. E muitas vezes você nem soube.

Mas acho que a maior lição que eu quero levar pro meu dia a dia é a de realmente fazer as coisas por mim. Ajudar alguém enche a alma de paz, provocar o sorriso de alguém, cultivar uma amizade não faz bem só para a pessoa que está recebendo, mas para você que está doando, também. Quem nunca ajudou um desconhecido na rua e se sentiu bem? Isso acontece sempre. E não esperar nada em troca é o que tem de mais valioso.

Mesmo muitas vezes não sendo tão fácil assim…

E você aí, que costuma decepcionar as pessoas, reveja seus conceitos. Se você é desses que ilude, alimenta um sentimento que não existe só por diversão e depois sai fora, mude. Isso não faz bem pra ninguém, principalmente pra você.

Espero que isso faça o dia de alguém melhor, que ajude alguém com um bom conselho, com uma lembrança boa de algum gesto bonito… E que você se lembre que fazer algo diferente pra quem você ama sempre vale a pena, mesmo que não ganhe nada em retorno.

Mas que você também saiba que decepção atrás de decepção só pode significar uma coisa: isso não vale a pena.

Simples!:

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s