Como foi parar de tomar a pílula anticoncepcional

Decidi escrever um relato de como está sendo esse processo pra mim, é um relato importante que pode ajudar muitas mulheres por aí que também querem parar com o anticoncepcional, ou que já pararam e buscam entender como outras mulheres se sentem durante o processo.

Bom, vamos lá… eu tomei a pílula Elani Ciclo por quase 7 anos. Já fazia alguns meses que eu estava querendo parar, eu enrolava pra parar e meu corpo estava dizendo “chega”. Nos últimos dois meses antes de parar de tomar, entre uma menstruação e outra eu tive escapes/ sangramentos que nunca tinha tido, até fiz exames pra ver se estava tudo certo, e estava, sentia que era meu corpo dizendo “chega!”

Em 2012, eu comecei a tomar a pílula para fins 100% contraceptivos, já que eu nunca tive nenhum problema como cólica, TPM, fluxo desregulado ou mega intenso. Portanto, assim que terminei um namoro, vi uma oportunidade e parei de tomar.

Mesmo a minha sendo uma pílula considerada fraca, eu senti algumas coisas tomando a pílula. Minha pele ficou bem melhor, eu nunca tinha nada de espinhas ou cravos, e antes de tomar eu tinha de vez em quando. Senti que minha libido deu uma diminuída com o tempo, e a lubrificação também. Na real isso eu senti bastante. Posso ter sentido que a quantidade de pelos na perna diminuíram também.

PS: Nada do que eu senti foi muito radical, eu tive que parar pra pensar muito e lembrar como eu era antes pra perceber. E acredito que agora, ao parar, vou perceber muuuuito mais coisas sobre mim e meu corpo ao natural.

Vou usar este post como se fosse um diário, colocando o que eu sinto ao final de cada período.

Como eu quero entender como o meu ciclo vai ser e quais sintomas eu vou sentir, decidi baixar um app pra acompanhar isso, escolhi o Flo, depois de muitas mulheres terem me recomendado ele.

Primeiro mês sem pílula

Nas primeiras semanas senti que dei uma desinchada, diminuiu a minha retenção de líquido e as celulites. Senti também que comecei a ter corrimento, algo que com a pílula eu parei totalmente de ter. O que foi incrível, porque assim dá pra saber em qual fase do meu ciclo eu estou, dependendo da textura do corrimento. A minha lubrificação natural também aumentou.
Minha menstruação veio depois de 32 dias de ciclo, o que é bem atrasada pra mim, mas tudo bem. Senti ela mais leve, o sangue mais fino e vermelho. A duração foi a mesma de antes – 5 dias.

Segundo mês sem a pílula

Minha pele continua igual, a princípio, mas comecei a sentir que o meu cabelo fica “sujo” mais rápido. Ou seja, estou com a pele mais oleosa. Porque, quando eu tomava a pílula, eu chegava a ficar uns 4 dias sem lavar o cabelo e zero oleosidade. Minha pele começa a dar sinais de querer aparecer as primeiras espinhas.
A lubrificação e a libido continuam melhor e eu me sinto mais presente, com mais controle sob o meu corpo, não sei explicar direito. Só sei que agora consigo sentir quando estou ovulando e o que o meu corpo pede.

Terceiro mês sem AC

Agora eu já tive espinhas um pouco antes da menstruação – como deveria ser. Os pelos do meu corpo têm aumentado um pouco, a quantidade mesmo. Nas pernas, nos braços, até no rosto, tipo no buço… Voltando ao que sempre foi antes da pílula. Acho isso uma doideira, mas que bom, mostra que o que eu era com a pílula não era de verdade. Me sinto ainda mais consciente do meu próprio ciclo e entendendo melhor quais sinais meu corpo dá.

Quarto e quinto mês sem a pílula

Continua igual aos últimos, a pele anda ficando mais oleosa antes de descer a menstruação mesmo, sinto os sinais do meu corpo muito mais claramente, como quando estou ovulando, ou inchada da menstruação etc. O meu sangue continua mais fino e leve do que com a pílula, sinto que agora meu corpo está voltando mesmo a ser o que ele é. Agora, não sinto mais tanta diferença na oleosidade do meu cabelo, deve ter sido mais no início mesmo… Agora eu consigo ficar uns dois dias sem lavar o cabelo… hehe mas saudades de conseguir ficar quatro dias e nada de oleosidade, confesso.

Sexto mês em diante

No primeiro dia de menstruação do quinto, sexto e sétimo mês eu senti cólica – uma dor na lombar durante a noite. Como eu nunca fui acostumada a ter cólica, nem mesmo antes de tomar a pílula, eu estranhei, mas não foi nada demais. Além disso, não mudou muita coisa, além do que eu já tinha descrito. Acredito que eu esteja completando o detox da pílula, na medida do possível, já que não sou médica e não sei como nosso corpo funciona após tomar algo por 7 anos. Mas agora sinto que minha libido e lubrificação foram restauradas 🙂 Tenho os corrimentos de acordo com cada fase do meu ciclo, que também já está basicamente regulado, durando cerca de 30 dias, com dois dias a mais ou dois dias a menos.

Sinto-me livre daqueles hormônios!

Para acompanhar meus ciclos e tudo o que eu senti durante todos esses meses eu usei o aplicativo Flo, como disse no início deste texto. (juro que não estou fazendo propaganda, ia amar se estivesse, é que esse app ajudou muito!). Você consegue colocar literalmente todos os seus sintomas lá, desde como você está se sentindo naquele dia, se você teve relações sexuais, qual é a textura do seu corrimento… Enfim, tudo mesmo. E ao final de três meses eles te dão um relatório com todas as informações pra você entender e poder olhar de fora como você se sente antes, durante e depois de cada ciclo. Eu amei! Me ajudou muito.

Existem outros aplicativos, mas quando eu pedi a opinião de mulheres no meu Instagram, a maioria disse esse, e está aprovadíssimo por mim! Sempre entro lá pra ver quando eu vou ficar menstruada.

Espero que isso tenha ajudado alguém aí 🙂


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s