Como manter a saúde mental

Você já reparou que uma reclamação, gera outras reclamações?

E assim funciona com tudo nessa longa jornada chamada vida. Uma ação, gera reações. Tanto coisas positivas, como negativas. Mas quando são sorrisos, abraços, alegria… Tudo bem! Só que infelizmente, existe a parte negativa de tudo isso. São aquelas pessoas, acontecimentos e lugares que nos que fazem mal, que acabam com o nosso dia, nos deixam cansados, desmotivados…

E assim, quando é um colega de faculdade ou um conhecido xis que suga a nossa energia, fica fácil de evitar, de não manter o contato. Mas e quando é alguém da família? Um colega de trabalho que você precisa interagir todos os dias? É aí que mora o perigo.

Eu sou do time do: se não faz bem, muda. Tive um emprego que não estava me fazendo nada feliz, acordava triste e desmotivada. Não durei nem três meses lá.

Mas infelizmente, em certos casos, não dá pra mudar, largar o emprego… não dá pra se distanciar da pessoa. E o que fazer nessas horas?

Cuide de você mesmo

Entenda que o mais importante da sua vida é você. Calma, não estou sendo egoísta, mas se tem alguém que você deve realmente se importar com o que pensa e como se sente, é você mesmo. Ninguém mais. E você precisa cuidar de você, da sua saúde mental e física. Tente não se abalar com o que não fará diferença na sua vida, tente bloquear aquilo que não vai somar positivamente para você. De vez em quando devemos nos permitir praticar o “entra por um ouvido e sai pelo outro.”

Faça a sua parte

Se você está fazendo a sua parte, essa pessoa provavelmente não vai precisar encher o seu saco ou ter o que falar de você. Simples assim.

Não alimente a negatividade

Alguém veio reclamar de algo ou alguém para você? Ignore. Não alimente nada que não possa servir de alimento bom para você. Quanto mais a gente reclama, mais a gente quer reclamar. Com esse ciclo, começamos a ver problema em tudo, ficar pra baixo, sem vontade de ver o lado bom das coisas. Faça o contrário: lembre do que tem de bom em sua vida, agradeça. Mantenha a positividade!

Faça coisas que te façam feliz

Todos temos dias ruins. E esses dias podem realmente acabar conosco, nos deixar sem vontade de fazer nada, até mesmo aquelas coisas que sempre nos fizeram tão bem. Não entre nesse ciclo, fuja dele! É exatamente nesses piores momentos, quando não estamos com vontade de fazer nada, que devemos fazer alguma coisa. Seja para nos distrair, para nos animar… O que for. Um esporte, uma dança, um desenho ou um banho bem tomado podem mudar o seu dia.

Vale a pena?

De vez em quando alguém faz um comentário que te irrita, ofende alguém, diminui algum feitio seu ou de um colega… de vez em quando a pessoa é grossa, rude e faz a gente querer voar pra cima, dar uma voadora ou falar umonte. Mas é nessas horas que precisamos pensar: vale a pena? É claro que desrespeito não deve ser tolerado, nessas horas vale uma conversa, um conselho, um toque… Mas tem certos momentos em que se fizermos algo, vai ser pior ainda. Não só para a situação em si, mas para a nossa saúde mental. De vez em quando, é melhor alegar demência, fingir que não ouviu, aceitar AND MOVE ON! Quando nós sabemos que algo não vale a pena, fica muito mais fácil de passar reto e viver em paz.

Hoje o dia é só seu

De vez em quando é preciso recarregar as energias. E o que fazer nesses momentos? Faça uma caminhada, algum exercício, libere endorfina, pratique yoga. Depois tome um banho, ouça as suas músicas favoritas, acenda umas velas mentalizando coisas boas, dance sozinho pela casa, sorria pro espelho, lembre de tudo o que te faz feliz e você é grato. Abrace você mesmo, deite na cama, olhe pro teto e lembre de coisas boas, momentos engraçados, pessoas que você ama. Beba um copo de vinho, faça sua refeição favorita, passe um tempo com você mesmo ou com as pessoas que mais ama. Curta você, seja você! Garanto que você se sentirá completamente energizado e completo.

É claro que existem mais 1001 maneiras de acalmar a mente, esquecer do que fez mal ontem, mas acho que essas são as que mais funcionam em momentos de stress e cansaço. Nada como cuidar de você mesmo!

COMO-MANTER-SAUDE-MENTAL

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s